segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nossas árvores

ÁRVORES

1) Algumas informações sobre as árvores, tipo de vegetação importante para todos os seres vivos do planeta!

  • Para começar nosso estudo, descubra que plantas podem ser caracterizadas como "árvores" e quais suas principais partes:

A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas na sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto.

Vamos observar agora algumas partes de uma árvore:
 

Como produtoras de oxigênio, podemos afirmar que as árvores diretamente atingidas pelo sol desprendem grande quantidade de oxigênio (de um a três gramas por hora e por metro quadrado de superfície foliar).
Absorvem pelas raízes uma porção notável de água, cerca de 100 litros por dia, no caso do plátano, da qual só um pequeno percentual é incorporado aos tecidos vivos, evaporando-se o resto.
As árvores têm influência sobre a fauna, o clima que as envolve e o restante da flora; as próprias florestas fabricam literalmente seu solo a partir das camadas de folhas secas que se transformam em húmus.
Protetoras da atmosfera, do sol e das águas, abrigo das aves, cortinas contra o vento e a poeira, as árvores continuarão indispensáveis à vida humana.


2) Para entender melhor o texto, algumas palavras estão em destaque. Procure o significado das mesmas no dicionário online e organize o seu dicionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário